terça-feira, 9 de novembro de 2010

Vale do Itajaí: Filas e burocracia para renovar o IPVA

Foto: Deivid Couto
Se estiver chegando a hora de você renovar o licenciamento anual do veiculo, disponibilize um bom tempo do seu dia e tenha muita paciência. As filas e a burocracia nos Departamentos Estaduais de Trânsito estão cada vez mais maiores, o que vem incomodando a população do Vale do Itajaí.

Isso porque, diferentemente dos outros estados da região Sul do Brasil – Paraná e Rio Grande do Sul (por exemplo) – onde o proprietário recebe o documento em casa, para colocar a papelada  do carro em dia, os motorista da região precisam ir ao banco, quitar o IPVA, o seguro obrigatório (Dpvat) e a taxa de licenciamento (R$ 50,60), para depois ir até o Detran, encarar a fila, encaminhar mais cópia do certificado de propriedade, CPF, Identidadde, para então, receber um protocolo e retornar após alguns dias e retirar a licença do automóvel.

Ainda restam os carros que possuem placas com final 9 e 0. Os que se enquadram no primeiro número têm até o dia 30 para renovar o licenciamento. Já quem tem placa com final 0, pode fazer o processo até 15 de dezembro.

Para o aposentado N.A., 60 anos, gaúcho, residente em Balneário Camboriú há 9 anos, o Detran de Santa Catarina em vez de ajudar, está complicando a vida dos motoristas. Ele ainda questiona: Como as multas o Detran sabe mandar no dia seguinte para o endereço dos contribuintes? Por que as multas ele quer arrecadar e no caso do licenciamento ele já recebeu o pagamento, então, o contribuinte que se vire perdendo várias horas do seu tempo?" pergunta o aposentado.

N.A ainda nos enviou um email contando o desfecho da sua história, confira abaixo:
Hoje fui buscar o licenciamento no Detran. Cheguei lá, peguei senha e de repente levanto e pergunto para a atendende (só tinha uma atendendo). Não tem fila para mais de 60 anos. Ela me respondeu, depois desse atendimento o Sr. pode vir. Sentei e apresentei minha carteira de identidade (deixei de propósito no carro o papel que eu tinha com a data para retornar, mas nesse papel só constava a data do retorno e meu nome.

Ela pegou minha carteira e eu disse: vim retirar o licenciamento. Ela disse: e o papel? E eu disse: perdi, eis minha identidade.

- (Ela) Ah, isso não adianta. O Sr. tem que retornar com copia da identidade, cpf e doc do carro.

- Aí eu disse: mas isso eu já apresentei!

- Ela disse: Mas como o Sr perdeu o papel, essas copia eu preciso porque o sr. tem que assinar atrás que recebeu. Entao eu sai, fui no carro e peguei o papel e retornei. Ai ela pegou o mesmo e me entregou e eu assinei um papel que já estava anexado as copias anteriores. Entao, não precisaria eu tirar novas copias, porque não assinei no papel que ele me deu como agendamento, era só uma burocracia a mais que não sei o porquê.

Já Mauro Piconi, empresário catarinense, disse que outra questão a ser discutida é o tempo que o documento leva para ficar pronto. Confira o que Piconi falou na manhã desta terça-feira ao repórter Deivid Couto quando estava na fila do órgão para retirar a documentação do carro:

Nenhum comentário:

Postar um comentário