sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cultura: Projeto “Show-aula” de Arnou Melo começa na próxima semana

Foto: Divulgação/Flickr
Com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, o músico Arnou de Melo começa na segunda-feira que vem o projeto “show-aula” para alunos da 8ª série de seis escolas públicas do município. A proposta é despertar o interesse dos estudantes para a disciplina de música, que passará a ser obrigatória no currículo escolar. Acompanham Arnou nesta surpreendente “turnê” os músicos Daniel Montero e Evandro Hasse. A iniciativa também tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto “Show-aula: o descortinar da música no ensino fundamental” será apresentado a partir das 8h30min e tem duração de 45 minutos. A primeira escola a ser visitada, na segunda-feira dia 22, é o Centro Educacional Cacildo Romagnani (CAIC), seguindo depois para as escolas básicas Anibal César (dia 23), Yolanda Ardigó (dia 24), Arnaldo Brandão (dia 25), Gaspar da Costa Moraes (dia 26) e Professora Maria Dutra Gomes (dia 29).

O programa de Arnou

Para despertar a curiosidade dos alunos, o “show-aula” terá no repertório Corcovado (Tom Jobim), Aquarela do Brasil (Ary Barroso), Lamentos (Pixinguinha), Madalena (Ivan Lins), Leãozinho (Caetano Veloso) e Ares de Verão (Carlinhos Niehues). Logo após a execução de cada música, será feita uma roda de conversa sobre o ritmo utilizado no arranjo e sua origem (para que o aluno tome conhecimento da diversidade musical do país), além da apresentação de um ou mais instrumentos usados (visando criar o interesse no aprendizado da música) e uma breve história da vida do autor (colocando o aluno em contato com a história da nossa cultura musical, preservando a memória de nossos grandes músicos).

No encerramento vai rolar um “pocket show” de Arnou de Melo Trio – (contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico e contrabaixo elétrico sem traste), Daniel Montero (violão acústico, violão elétrico e guitarra elétrica) e Evandro Hasse (trombone de vara, trompete, flughelhorn, sax soprano e alto, flauta, e instrumentos de percussão variados).

Segundo o idealizador do projeto, a ideia é não parar por aqui. “Nossa proposta é levar o projeto para as demais escolas municipais e para a rede estadual, possibilitando outro olhar dos estudantes sobre a música brasileira”, conclui Arnou de Melo.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Itajaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário