quinta-feira, 11 de março de 2010

Engenheiros peixeiros tão montando motor que funciona só com água

Três engenheiros da empresa Sybertronic, que fica na Penha, apresentarão, em outubro, na feira do automóvel em São Paulo, o único protótipo de motor de cargangas e brutus do mundo que funciona apenas com água, portanto, totalmente inofensivo ao meio ambiente.

O Water (WTR) – significa água em inglês - tá sendo desenvolvido há nove anos pra não precisar de combustíveis que liberem gás carbono, que é a maior podreira que os veículos liberam hoje pra fazer os motores roncarem, e que causam maiores danos ambientais, como por exemplo: o aquecimento global. Outro ponto positivo do projeto é que o combustível, ou seja, a água que vira hidrogênio é reaproveitada.

Basicamente, o motor funciona com a transformação da água, que é o combustível, em hidrogênio, que por sua vez cria a energia necessária pra fazer a caranga funcionar. “O carro tem um tanque com 60 litros de água. Essa água vai para uma célula especial, como um tanquezinho menor. Nesse recipiente, a molécula de água é quebrada, dividindo o hidrogênio do oxigênio. O oxigênio é liberado, pois não precisamos dele, mas o hidrogênio fica armazenado, já que é ele que dá a energia, que outros combustíveis como álcool, gasolina e diesel fazem nos motores dos carros atuais”, explica um dos engenheiros responsáveis.

Aliás, o poder de explosão do hidrogênio é muito maior que o da gasolina e do álcool. O motor do WTR tem um software (programa de computador) que faz toda regulagem do sistema assim que o carro é ligado, como acontece com um computador quando ele é reiniciado. Os engenheiros afirmam que além de não ter o perigo de explosão, como o gás natural que é usado hoje nos veículos tem, o sistema  propicia uma baita economia. “Não há perigo de explosão. Nem se tu fores colocar hidrogênio em forma gasosa direto no tanque e vazar, o sistema boicota o incêndio. Sem falar que o combustível é reaproveitado. Pra se ter idéia, a cada seis litros de água, o carro ande 22 quilometros”, diz o engenheiro.

Por questões de segurança, os nomes dos engenheiros, o valor do projeto, e  quanto os três inventores pretendem ganhar com ele, não foram divulgados, mas eles afirmaram que isso é o que menos importa. “Não tem preço, são nove anos pesquisando. O maior prêmio é inventar um motor que seja inofensivo pro meio ambiente’, diz um deles.

O outro projeto já tá rolando

Desenvolvido há oito meses, o carro hibrido já funciona. O sistema é parecido com o do Water, porém não termina com a emissão de podreira pra natureza, mas diminui 60% da poluição de gás carbono. O processo é o seguinte: pra cada oito litros de água é utilizado um litro de gasolina, que permite que o carro faça 47 quilômetros. Esses números são dos testes realizados num Gol 1.0.

O combustível também é reaproveitado e as características do motor não precisam ser mudadas, basta fazer as adaptações e instalar um computador de bordo. O kit completo sai em torno dos R$ 25 mil, mas ainda não tá a venda. “A água é posta no reservatório, passa pro módulo de aquecimento (Muht) que quebra a molécula de água, o hidrogênio é separado e faz a combustão junto com a gasolina pra dar a energia que o motor precisa pra fazer o carro andar”, explica. “O processo é parecido, tem um software também, que faz com que os sistemas de água e gasolina trabalhem em sintonia”, completa.

G. contou que a Sybertronic ganhou um prêmio do clube dos inventores brasileiros com o projeto “carro movido á água” (dá pra conferir no endereço: www.inventores.com.br). Mas que em outra oportunidade, ele tentou apresentar o projeto em feiras no nordeste e não teve espaço. “Pra eles não interessavam o meu projeto, eles trabalham com outro tipo de energia, as que poluem o meio ambiente. Se o biocombustivel é tão bom, porque eles tão querendo exportar sem aproveitar aqui no Brasil?”, questiona. “Nosso projeto é fantástico, se tu fores analisar, teu corpo tem hidrogênio, o sol tem hidrogênio, portanto ele faz parte da vida, não destrói vidas”, completa.


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